
Saiba o que faz um fisioterapeuta
Na Hapvida NotreDame Intermédica temos milhares de profissionais de áreas diversas da saúde à disposição dos beneficiários. Muitas vezes, alguns têm dúvidas de qual especialista procurar ou, até mesmo, o que determinada área é responsável na Medicina. Por isso, separamos algumas respostas a questões comuns nas atribuições de um fisioterapeuta.
Soluções para você, sua empresa ou familia
O fisioterapeuta realiza diagnóstico fisioterapêutico, feito único e exclusivamente por ele. Da mesma forma, é o responsável pela alta terapêutica.
“Sua atuação acontece na área da saúde, podendo atuar em diversas áreas, tais como: fisioterapia ortopédica, neurológica, desportiva, hospitalar, cardiorrespiratória e pediátrica, entre muitas outras”, explica Patricia Lacombe, gestora da Rede Própria de fisioterapia da Hapvida NotreDame Intermédica.
Para que haja um melhor diagnóstico e amplo conhecimento sobre o caso do paciente, podem ser solicitados exames de imagem como Raio X; tomografia computadorizada; ultrassom; e ressonância magnética.
“Em alguns casos, pode ser necessário pedir exames de sangue, sendo de extrema importância ter pleno conhecimento para avaliar os resultados”, reforça Patricia.
O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, não sendo necessário encaminhamento do médico para consulta. A periodicidade dependerá do objetivo do paciente. Se for tratamento, prevenção ou apenas uma avaliação.
A fisioterapia trata com mais frequência doenças como: trauma, lesão e degeneração osteomusculares e, também, doenças degenerativas do sistema nervoso, como Parkinson e AVEs (Acidente Vascular Encefálico).
“As patologias ortopédicas têm maior incidência, pois podem acometer qualquer idade, desde bebês até idosos”, destaca Patricia.
Problemas decorrentes da má postura podem ser evitados por se tratar de questões que podem ser resolvidas com o tratamento ortopédico e de reeducação postural.
“Outro exemplo é a incontinência urinária, que pode ser tratada com a fisioterapia do assoalho pélvico (feminino ou masculino) e distúrbios têmporo-mandibulares, com alongamento e relaxamento da musculatura”, conta Patricia.
“Fisioterapeuta é a mesma coisa que massagista”: mito.
Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário fazer a faculdade de Fisioterapia, que dura em torno de quatro a cinco anos. Ao concluir a graduação, é possível realizar diagnóstico fisioterapêutico, tratamento e alta. Já o massagista realiza cursos e em alguns meses pode atuar na área. Este não se trata de um profissional da área da saúde, portanto não pode solicitar exames, realizar diagnóstico e nem dar alta fisioterapêutica.
“Fisioterapeuta pode ter sua própria clínica”: verdade.
Os profissionais podem abrir clínicas exclusivamente para fisioterapia.
“Fisioterapeuta pode prescrever medicamento”: mito.
Os únicos profissionais que podem prescrever medicamento são o médico e o dentista.
“Fisioterapeuta não pode fazer procedimento invasivo”: verdade.
Os únicos profissionais que são autorizados a fazer procedimentos invasivos são: médico, enfermeiro e dentista.
“Fisioterapeuta não trabalha em hospital”: mito.
A fisioterapia intensivista está presente nos hospitais em diversos setores, sendo alguns deles o cardiorrespiratório, neonatal/pediátrica, ginecológico, ortopédico e neurológico. Além disso, os fisioterapeutas, muitas vezes, atuam em pós-cirúrgicos e pacientes acamados.
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição