Home

Saiba o que faz um fisioterapeuta

Você sabe o que faz um fisioterapeuta? Entenda suas atribuições, responsabilidades e alguns mitos e verdades da área.

Duvidas gerais

27 de Setembro de 2021

Homem levantando peso na mão em sessão de fisioterapia

Saiba o que faz um fisioterapeuta

Na Hapvida NotreDame Intermédica temos milhares de profissionais de áreas diversas da saúde à disposição dos beneficiários. Muitas vezes, alguns têm dúvidas de qual especialista procurar ou, até mesmo, o que determinada área é responsável na Medicina. Por isso, separamos algumas respostas a questões comuns nas atribuições de um fisioterapeuta.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Atribuições

O fisioterapeuta realiza diagnóstico fisioterapêutico, feito único e exclusivamente por ele. Da mesma forma, é o responsável pela alta terapêutica.

“Sua atuação acontece na área da saúde, podendo atuar em diversas áreas, tais como: fisioterapia ortopédica, neurológica, desportiva, hospitalar, cardiorrespiratória e pediátrica, entre muitas outras”, explica Patricia Lacombe, gestora da Rede Própria de fisioterapia da Hapvida NotreDame Intermédica.

Exames

Para que haja um melhor diagnóstico e amplo conhecimento sobre o caso do paciente, podem ser solicitados exames de imagem como Raio X; tomografia computadorizada; ultrassom; e ressonância magnética.

“Em alguns casos, pode ser necessário pedir exames de sangue, sendo de extrema importância ter pleno conhecimento para avaliar os resultados”, reforça Patricia.

Periodicidade

O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, não sendo necessário encaminhamento do médico para consulta. A periodicidade dependerá do objetivo do paciente. Se for tratamento, prevenção ou apenas uma avaliação.

Doenças

A fisioterapia trata com mais frequência doenças como: trauma, lesão e degeneração osteomusculares e, também, doenças degenerativas do sistema nervoso, como Parkinson e AVEs (Acidente Vascular Encefálico).

“As patologias ortopédicas têm maior incidência, pois podem acometer qualquer idade, desde bebês até idosos”, destaca Patricia.

Faixas etárias
A fisioterapia pode ser necessária desde a idade em que a criança começa a andar, observando se o desenvolvimento está correto; na adolescência, para avaliar questões posturais; na vida adulta, para prevenção de doenças; e, também, na idade avançada (idoso), para tratar questões como incontinência urinária, coordenação, equilíbrio e força para evitar quedas, por exemplo.
Prevenção

Problemas decorrentes da má postura podem ser evitados por se tratar de questões que podem ser resolvidas com o tratamento ortopédico e de reeducação postural.

“Outro exemplo é a incontinência urinária, que pode ser tratada com a fisioterapia do assoalho pélvico (feminino ou masculino) e distúrbios têmporo-mandibulares, com alongamento e relaxamento da musculatura”, conta Patricia.

Mitos e verdades

“Fisioterapeuta é a mesma coisa que massagista”: mito.

Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário fazer a faculdade de Fisioterapia, que dura em torno de quatro a cinco anos. Ao concluir a graduação, é possível realizar diagnóstico fisioterapêutico, tratamento e alta. Já o massagista realiza cursos e em alguns meses pode atuar na área. Este não se trata de um profissional da área da saúde, portanto não pode solicitar exames, realizar diagnóstico e nem dar alta fisioterapêutica.

“Fisioterapeuta pode ter sua própria clínica”: verdade.

Os profissionais podem abrir clínicas exclusivamente para fisioterapia.

“Fisioterapeuta pode prescrever medicamento”: mito.

Os únicos profissionais que podem prescrever medicamento são o médico e o dentista.

“Fisioterapeuta não pode fazer procedimento invasivo”: verdade.

Os únicos profissionais que são autorizados a fazer procedimentos invasivos são: médico, enfermeiro e dentista.

“Fisioterapeuta não trabalha em hospital”: mito.

A fisioterapia intensivista está presente nos hospitais em diversos setores, sendo alguns deles o cardiorrespiratório, neonatal/pediátrica, ginecológico, ortopédico e neurológico. Além disso, os fisioterapeutas, muitas vezes, atuam em pós-cirúrgicos e pacientes acamados.

Plano de Saúde Pleno