Não é difícil escutar pessoas usando os termos “seguro saúde” e “plano de saúde” como sinônimos. Embora os dois apresentem similaridades, não são a mesma coisa. Em comum, são fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e têm como principal objetivo oferecer assistência médico-hospitalar de forma privada, porém, com peculiaridades em relação à abrangência e à cobertura. Além disso, ambos possuem carências, principalmente no caso de doenças pré-existentes.

Por isso, antes de escolher entre seguro saúde ou plano de saúde, é importante entender a diferença entre os dois.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Seguro saúde
É oferecido apenas por seguradora especializada em saúde, que não possua Rede Própria. Por isso, credencia uma rede de serviços – ou seja, paga diretamente aos prestadores de serviços em nome dos clientes que utilizam os serviços. O beneficiário é livre para usar qualquer serviço médico-hospitalar, sem se restringir apenas aos credenciados (como acontece nos planos de saúde). Posteriormente, o montante gasto em consultas, exames, internações, será reembolsado de acordo com o com a tabela de valores definida em contrato.
 

Tipo de cobertura: por rede credenciada ou por reembolso.

Prós: amplitude e flexibilidade, pois o beneficiário não fica limitado à rede credenciada. Ele pode escolher qualquer laboratório, hospital e clínica que deseja frequentar.

Contras: o valor do reembolso é praticado conforme tabela e cálculo previsto no contrato. Além disso, o beneficiário precisa primeiro pagar pelo serviço médico utilizado e depois aguardar alguns dias até receber o reembolso.

Plano de saúde

É um modelo de contrato estabelecido entre o cliente e uma operadora de saúde que seja responsável por oferecer e garantir a cobertura dos procedimentos e eventos em saúde previstos no Rol da ANS, através de sua rede própria ou credenciada de profissionais da saúde, hospitais, clínicas e laboratórios. O beneficiário pode ser atendido em qualquer serviço médico-hospitalar da rede, conforme a abrangência do plano contratado, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Tipo de cobertura: por rede credenciada e rede própria.

Prós: o beneficiário pode utilizar os serviços da rede própria ou credenciada sem precisar desembolsar qualquer valor na hora do atendimento. Alguns planos podem oferecer reembolso parcial ou integral de serviços usados pelo beneficiário que estejam fora da rede credenciada.

Contras: o valor é mais elevado. Existe o modelo de plano com coparticipação que, embora a mensalidade tenha valor mais baixo, o beneficiário tem que pagar uma porcentagem dos custos dos serviços médico-hospitalares utilizados.