Home

Dia Internacional da Mulher

Com 08 de Março sendo o Dia Internacional da Mulher, o Blog da Saúde GNDI Minas separou um pouco mais sobre sua origem e importância no cotidiano. Confira!

Outros

8 de Março de 2024

Mulher encostada na parede olhando para o lado

Qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher teve seu reconhecimento oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, sendo celebrado anualmente no dia 8 de março. 

Uma das precursoras na criação da data foi a ativista Clara Zetkin, e tinha o objetivo principal dar visibilidade às trabalhadoras, assegurando condições de trabalho melhores, além da igualdade salarial em comparação aos homens. 

Até os dias de hoje, o 8 de Março simboliza a luta diária das mulheres no mundo todo, não apenas no campo profissional. O Dia Internacional da Mulher traz também a reflexão pela igualdade entre os gêneros, luta contra o machismo e a violência de gênero, que ainda é tão presente na sociedade.
 

Quais são as principais conquistas das mulheres ao longo da história?

Conquistas importantes marcaram a luta feminina ao longo da história. No Brasil, podemos mencionar vitórias como o direito a ingressar em universidades, o direito ao voto, o comércio de pílulas anticoncepcionais e o direito à prática do futebol. 

Além destas, vale destacar leis que asseguram a integridade das mulheres, outra grande conquista em todos os anos de luta. São elas:

• Lei Maria da Penha, em 2006;
• Lei do Feminicídio, sancionada em 2015;
• Assédio considerado crime, a partir de 2018.


Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres atualmente?

A luta feminina continua, e alguns desafios ainda são os mesmos que motivaram a criação dessa data tão importante.

No mundo todo, mulheres ainda precisam lidar com a desigualdade salarial e do mercado de trabalho de maneira geral, e há ainda baixa representatividade feminina em áreas fundamentais, como a política.

Além disso, o assédio, a violência e a alta nos índices de feminicídio são problemas graves e constantes na vida de mulheres, afetando sua saúde física e mental.


Quais são as principais iniciativas governamentais e não-governamentais voltadas para a promoção dos direitos das mulheres?

Quando empresas adotam políticas de inclusão que promovem a equidade de gênero, definem salários iguais para profissionais homens e mulheres, e até mesmo criam vagas afirmativas para o público feminino, trata-se de um bom exemplo de iniciativa não-governamental para promover os direitos das mulheres.

Trazendo iniciativas governamentais, vale reforçar a existência e importância de algumas leis voltadas à proteção das mulheres, como as já citadas Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. Estas estabelecem mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher e reconhecem o feminicídio como crime hediondo, respectivamente.

Além destas, podemos citar também outras leis que garantem assistência às mulheres em diferentes ocasiões, como:

• Lei Joana Maranhão: que ampliou o período para denúncia de crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes;
• Lei Carolina Dieckmann: que definiu como crime a invasão de aparelhos eletrônicos para ter acesso a dados privados;
• Lei do Minuto Seguinte: responsável por garantir assistência a vítimas de violência sexual, oferecendo atendimento pelo SUS.


Qual é o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária?

Quando colocamos mulheres em posições de liderança, de pequenas empresas até importantes cargos públicos, somos capazes de começar a solucionar algumas das questões que são pauta da luta por igualdade há tantos anos.

Uma sociedade igualitária só é possível quando vemos homens e mulheres exercendo papéis diversos em todas as áreas, promovendo também a igualdade salarial e condições dignas e de respeito para todos.

É através dessa inclusão que são implementadas políticas públicas para oferecer a devida assistência às mulheres e suas lutas diárias, além de garantir perspectivas variadas nas tomadas de decisões por toda a sociedade.


Como podemos valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres em diferentes áreas?

A principal forma de valorizar o trabalho das mulheres em diferentes áreas é garantindo seus direitos de forma igualitária, através de salários compatíveis e oportunidades no mercado de trabalho. É importante promover ambientes de trabalho mais inclusivos, e investir no desenvolvimento de talentos femininos. 

Além disso, reconhecer diariamente as conquistas das mulheres é um grande passo em direção a uma sociedade mais justa para todos.


Como podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher de forma significativa e impactante?

O Dia Internacional da Mulher deve ser celebrado com informação e conscientização. É preciso deixar claro a todos sobre os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres, e usar essa oportunidade para promover iniciativas que visam a igualdade e empoderamento feminino.

Se quer saber mais sobre os principais cuidados com a saúde feminina, o Blog da Saúde GNDI Minas traz informações que podem ajudar a ter uma melhor rotina e uma maior preocupação consigo mesma.

Apesar da data, devemos lembrar que as lutas e vitórias femininas acontecem todos os dias, e merecem o devido reconhecimento e assistência o ano todo. Somos todos parte da solução para uma sociedade mais inclusiva.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Plano de Saúde Pleno