Home

Bronquiolite em bebês

A bronquiolite é uma doença respiratória comum em bebês. Saiba quais são os seus sintomas e sua melhor forma de prevenção aqui no Blog da Saúde GNDI Minas!

Saúde e Bem-Estar

21 de Março de 2024

Medico consultando a criança
A bronquiolite em bebês é uma condição que pode causar preocupação e ansiedade aos pais, pois os pequenos podem ficar desconfortáveis e apresentar sintomas que merecem uma atenção especial. Continue a leitura para entender mais sobre essa condição, seus sintomas, tratamento e medidas preventivas para garantir o bem-estar do seu filho durante esse período.


O que é bronquiolite em bebês?

A bronquiolite em bebês trata-se de uma inflamação dos bronquíolos, as vias aéreas menores que transportam o ar para os pulmões. 

Essa condição é comum em bebês e, geralmente, é causada por infecções virais ou bacterianas.


Quais são os sintomas da bronquiolite em bebês?

Os sintomas da bronquiolite em bebês podem incluir: 

• Tosse persistente, seca ou com muco;
• Chiado no peito;
• Febre, em alguns casos;
• Cansaço e/ou irritabilidade;
• Dificuldade para respirar;

A gravidade desses sintomas pode variar e costumam ser mais evidentes durante a noite.


Como a bronquiolite em bebês é diagnosticada?

O médico pediatra realiza o diagnóstico da bronquiolite em bebês através da avaliação dos sintomas e da ausculta dos pulmões. Em alguns casos, pode ser recomendado a realização de exames complementares, como a radiografia de tórax.


Qual é o tratamento para a bronquiolite em bebês?

Ao perceber sinais de bronquiolite no bebê, o mais indicado é buscar um pediatra para receber orientação e iniciar o tratamento apropriado, que dependerá de fatores como a causa do problema e a idade da criança. 
Além disso, é importante que o bebê permaneça em repouso e mantenha-se bem hidratado durante esse período.
 

Como posso prevenir a bronquiolite em bebês?

A prevenção da bronquiolite em bebês envolve algumas medidas simples, tais como:

• Manter os ambientes ventilados, limpos e livres de poeira e alérgenos;
• Evitar aglomerações, especialmente durante os primeiros meses de vida;
• Consultar regularmente o pediatra para exames de rotina;
• Não expor o bebê ao fumo passivo.
 

Quanto tempo dura a bronquiolite?

A duração da bronquiolite em bebês pode variar dependendo de alguns fatores, como a gravidade da doença, o tratamento adotado e a resposta individual de cada bebê ao tratamento. 
Geralmente, a bronquiolite aguda costuma se resolver dentro de algumas semanas, enquanto a bronquiolite crônica pode persistir por um período mais prolongado.


A bronquiolite pode levar a outras complicações de saúde?

Sim, a bronquiolite em bebês pode aumentar a probabilidade de outras complicações de saúde, especialmente se não for tratada de forma adequada. Entre essas complicações, podem surgir infecções secundárias, como a pneumonia.
É importante o acompanhamento médico para o tratamento correto do problema. Para isso, conte com o plano de saúde da NotreDame Intermédica. Faça já a sua cotação! 


Bebês prematuros têm maior risco de desenvolver bronquiolite?

Os bebês prematuros têm um sistema imunológico mais frágil, o que os deixa mais vulneráveis a infecções respiratórias, como a bronquiolite. Isso ocorre devido ao seu sistema respiratório dos pequenos ainda estar em desenvolvimento. 


Quando devo procurar ajuda médica se suspeitar que meu bebê tem bronquiolite?

Ao perceber qualquer sintoma de bronquiolite no seu bebê, o mais indicado é procurar um pediatra para obter um diagnóstico correto e iniciar qualquer tratamento adequado. O médico fornecerá as orientações e cuidados que você deve tomar para garantir o bem-estar do seu filho.
Se quer saber mais sobre os principais cuidados com bebês e sistema imunológico de recém-nascidos, o Blog da Saúde GNDI Minas traz informações que podem ajudar a encontrar suas respostas e o que fazer em situações de emergência!


Bronquiolite tem tratamento?

A bronquiolite pode ser tratada, o tratamento costuma ser adaptado conforme a intensidade dos sintomas apresentados. 

Em geral, inclui-se repouso, alta ingestão de líquidos e medicamentos para aliviar os sintomas, quando prescritos por um pediatra. 


Especialistas em bronquiolite

O médico pediatra é o responsável por realizar o diagnóstico da bronquiolite, avaliar os possíveis riscos e indicar o melhor tratamento. Se considerar necessário, ele mesmo encaminhará o bebê para um pneumologista.


Quando ir ao hospital por bronquiolite?

Quando os bebês apresentam sintomas mais intensos da bronquiolite, como dificuldade para respirar, sonolência excessiva, recusa em se alimentar e febre alta, é indicado buscar assistência médica para garantir o cuidado adequado e evitar complicações no quadro. 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Plano de Saúde Pleno