Prevenção é a base para uma vida muito mais saudável ao lado de quem amamos! Por isso, hoje você vai conhecer os principais pontos relacionados à medicina preventiva, e como esta pode agir em momentos variados da vida.
Entenda o que é a medicina preventiva, seus benefícios e conheça alguns hábitos essenciais para manter seu corpo sempre saudável.
O que é medicina preventiva?
Como o nome sugere, a medicina preventiva vai agir na prevenção, como uma “manutenção” do seu bem-estar, cuidando do seu corpo e evitando problemas que poderiam surgir no futuro. A ideia é, ao invés de tratar a doença, prevenir que ela sequer se instale no seu organismo.
Para isso, a medicina preventiva foca em alguns hábitos e ações recorrentes que vão ajudar a manter sua saúde sempre em dia. Prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, consultas e exames regulares são alguns destes hábitos que vão fazer a diferença na prevenção de doenças.
Quais seus benefícios?
Ao investir na medicina preventiva, você garante uma série de benefícios para sua vida. Economia é um deles, já que através da prevenção é possível evitar gastos inesperados com consultas e medicamentos.
Os hábitos também te proporcionam mais controle sobre sua própria saúde, além de mais qualidade de vida e bem-estar. Outro ponto importante da medicina preventiva está ligado ao envelhecimento saudável, pois esta ajuda a garantir um envelhecimento mais ativo e independente.
Para ter acesso a uma medicina preventiva de qualidade, tenha um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica, e cuide de você como merece. Faça já a sua cotação!
Uso de tecnologia na prevenção de doenças
A tecnologia pode ser uma importante aliada em diversas áreas da vida, incluindo no cuidado com a saúde. Atualmente, é possível encontrar aplicativos, plataformas online e dispositivos variados para auxiliar no dia a dia em questões como controle de peso, glicemia, pressão arterial e outros indicadores.
Através da tecnologia também é possível estabelecer uma rotina mais organizada, com notificações sobre consultas e exames, e até mesmo lembretes a respeito de medicamentos. Além disso, você tem fácil acesso a um universo de informações confiáveis sobre nutrição, saúde no geral e muito mais.
Níveis da medicina preventiva
A medicina preventiva é dividida em diferentes níveis, e cada um terá suas particularidades e objetivos. Conheça cada um deles a seguir:
Primária
A prevenção primária tem o objetivo de evitar que a doença apareça, focando nos hábitos saudáveis do dia a dia, como mencionamos anteriormente. Alguns hábitos importantes são:
● Manter a vacinação em dia;
● Alimentação balanceada;
● Não fumar;
● Praticar exercícios físicos regularmente;
● Entre outras medidas como uso de preservativos, uso de protetor solar, etc.
Secundária
A prevenção secundária busca identificar a doença nos estágios iniciais, quando são maiores as chances de cura. Algumas medidas ligadas à prevenção secundária são:
● Exames de rotina, de acordo com a idade, histórico familiar e fatores de risco;
● Check-ups médicos regulares.
Terciária
Uma vez que a doença já está instalada, é quando observamos a prevenção terciária. Esta consiste em evitar complicações e controlar a progressão da doença, além de reabilitar o paciente da melhor maneira.
Para isso, a prevenção terciária consiste nas recomendações adequadas de tratamento, de acordo com cada caso, e é preciso que o paciente siga corretamente as orientações para garantir melhor reabilitação.
Quaternária
A prevenção quaternária serve para evitar intervenções médicas desnecessárias, trabalhando com alternativas eficazes e que respeitem a vontade do paciente. Nesses casos, o médico deve avaliar constantemente as atualizações do tratamento e os efeitos no paciente, sempre ouvindo e buscando alternativas quando necessário.
Gostou do nosso conteúdo? Siga as redes sociais da Hapvida NotreDame Intermédica e fique por dentro das nossas dicas de saúde e bem-estar!