Home

Pré-natal: perguntas para fazer nas primeiras consultas com obstetra

Listamos a seguir as principais dúvidas que podem surgir e ser esclarecidas pelo médico.

Saúde e Bem-Estar

13 de Dezembro de 2022

O pré-natal é o acompanhamento da saúde da mãe e do bebê durante toda a gravidez com o ginecologista ou obstetra. Ele é importante tanto para gestantes “de primeira viagem” quanto para quem já passou por outras gestações, já que cada uma é diferente.

As mulheres devem iniciar o pré-natal assim que descobrirem a gravidez e ter no mínimo seis consultas ao longo da gestação. Nelas, serão dadas explicações e pedidos exames que têm como objetivo avaliar o crescimento do bebê, a saúde da mãe e identificar possíveis doenças ou se há má-formação do feto.

Para as gestantes que estão a caminho das primeiras consultas de pré-natal, listamos a seguir as principais dúvidas que podem surgir e ser esclarecidas pelo médico:

- Com qual frequência são feitos os exames para verificar a saúde da gestante e do bebê?

Durante a gestação, o especialista irá solicitar exames trimestrais para acompanhar a formação e o desenvolvimento do bebê. Os principais são a ultrassonografia e exames de sangue, como para sorologias infecciosas (sífilis, rubéola, HIV, toxoplasmose IgM e IgG, hepatites B e C) e glicemia (para identificar a possiblidade de diabetes gestacional).

- Quando vou descobrir o sexo do bebê?

A partir da ultrassonografia feita no segundo semestre, ou seja, entre a 18ª e 24ª semana de gestação.

- Como saber quando o bebê vai nascer?

É possível que a mulher entre em trabalho de parto depois da 37ª semana. Os principais sinais são o aumento das contrações e o rompimento da bolsa, com a liberação de um líquido da bolsa que envolve o bebê. Em casos de parto prematuro, a bolsa pode estourar a partir da 20ª semana.

- Qual o ganho de peso durante a gestação?

​Durante a gestação, a mulher pode ganhar entre 7 e 15 kg. O excesso de ganho de peso pode indicar diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia, além de trazer o risco de complicações no parto. Por isso, é importante manter um acompanhamento nutricional, aumentar o consumo de água e praticar atividades físicas de baixo impacto, como alongamentos, ioga ou pilates.

- Há alimentos proibidos?

Recomenda-se evitar o consumo de alimentos como frutos do mar, carnes cruas, cafeína, além de excesso de sal e açúcar. Para evitar o risco de intoxicação alimentar, é preciso lavar bem frutas e verduras e dar preferência a alimentos cozidos.

- Posso manter relações sexuais?

Cada caso é único, portanto, é preciso que seja avaliada a possibilidade de uma gravidez de risco. Caso não haja nenhum problema, o indicado é buscar posições que sejam confortáveis para a gestante.​

Como complementar o pré-natal?

Entre os diferenciais dos planos com obstetrícia da NotreDame Intermédica está o Programa Gestação Segura (PGS). Ele faz parte da área de Medicina Preventiva, que dá assistência integral e personalizada à saúde das beneficiárias de acordo c​​om suas necessidades, e é gratuito, sem cobrança de coparticipação​​​.

I​nscreva-se

No Programa Gestação Segura, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais atendem as gestantes com orientações individuais e em grupo, por telefone, WhatsApp e em encontros presenciais. Além de abordar temas como planejamento familiar, aleitamento materno e cuidados com o bebê, o programa também inclui acompanhamento especializado para gestantes de alto risco. 

Para garantir um atendimento de qualidade antes, durante e depois do parto, conte com os planos de saúde empresariais e para pessoas físicas da NotreDame Intermédica Minas.

Contrate agora

Soluções para você, sua empresa ou familia

Plano de Saúde Pleno