Home

O que é alopecia e quais são suas causas?

Saúde e Bem-Estar

18 de Setembro de 2024

Parte da cabeça faltando cabelo

Você pode conhecer como “calvície”, mas a alopecia é uma condição caracterizada pela perda de cabelo em diferentes partes do corpo. Existem tipos diferentes de alopecia, e é importante saber que diversos fatores podem desencadear a queda de cabelo.
Vamos falar mais sobre tipos, causas, diagnóstico e opções de tratamento no conteúdo abaixo. Acompanhe e fique por dentro do tema!

Quais são os diferentes tipos de alopecia?

Os tipos mais comuns de alopecia são:

- Alopecia Androgenética: este é o tipo mais comum de alopecia, mais conhecida também como calvície masculina ou feminina. Esse tipo de alopecia é causada por predisposição genética, associada à ação dos hormônios andrógenos.

- Alopecia Areata: esta é uma condição autoimune, ou seja, o sistema imunológico dos afetados por esse tipo ataca os folículos capilares, o que resulta na queda de cabelo. A alopecia areata pode afetar também outras partes do corpo, como barba e sobrancelhas. 

- Alopecia por tração: pode ocorrer em pessoas que fazem penteados muito apertados, como tranças e rabos de cavalo, ou extensores capilares, forçando a raiz do cabelo. Em casos de cabelos quimicamente tratados, pode ser ainda pior. É preciso ter cuidado, pois o dano pode ser irreversível.

- Alopecia Cicatricial: este é um tipo mais raro, e ocorre quando inflamações causam danos irreversíveis aos folículos capilares. A alopecia cicatricial pode ser causada por alguma inflamação ou por outras condições como queimaduras, câncer de pele, radioterapia, entre outras.

- Eflúvio Telógeno: esse tipo pode surgir a partir de estresse físico ou emocional, e causa queda de cabelo generalizada e temporária.
Por isso, esteja sempre pronto para assistência médica e auxílio com o plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação já!

Como é feito o diagnóstico da alopecia?

Para obter o diagnóstico da alopecia, é preciso consultar um médico dermatologista ou tricologista. Além da avaliação de histórico médico do paciente, é preciso realizar alguns exames. No geral, é feito um exame físico do couro cabeludo, mas pode ser necessário solicitar exames complementares.
Somente a partir deste diagnóstico será possível definir a melhor opção de tratamento, de acordo com cada caso.

Quais são os tratamentos disponíveis para a alopecia?

Como mencionamos anteriormente, o tratamento da alopecia vai depender do tipo diagnosticado, além da gravidade da condição e do histórico do paciente. Atualmente, os tipos de tratamentos mais comuns são com medicamentos tópicos e orais, além de ingestão de suplementos vitamínicos quando necessário.
Além disso, a fototerapia também está entre os tipos de tratamentos mais comuns, e os transplantes capilares também podem ser uma opção para restaurar a densidade capilar. Consulte seu médico de confiança para entender qual o caminho mais indicado para o seu caso.
Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...