
Qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher teve seu reconhecimento oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, sendo celebrado anualmente no dia 8 de março.
Uma das precursoras na criação da data foi a ativista Clara Zetkin, e tinha o objetivo principal dar visibilidade às trabalhadoras, assegurando condições de trabalho melhores, além da igualdade salarial em comparação aos homens.
Até os dias de hoje, o 8 de Março simboliza a luta diária das mulheres no mundo todo, não apenas no campo profissional. O Dia Internacional da Mulher traz também a reflexão pela igualdade entre os gêneros, luta contra o machismo e a violência de gênero, que ainda é tão presente na sociedade.
Quais são as principais conquistas das mulheres ao longo da história?
Conquistas importantes marcaram a luta feminina ao longo da história. No Brasil, podemos mencionar vitórias como o direito a ingressar em universidades, o direito ao voto, o comércio de pílulas anticoncepcionais e o direito à prática do futebol.
Além destas, vale destacar leis que asseguram a integridade das mulheres, outra grande conquista em todos os anos de luta. São elas:
• Lei Maria da Penha, em 2006;
• Lei do Feminicídio, sancionada em 2015;
• Assédio considerado crime, a partir de 2018.
Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres atualmente?
A luta feminina continua, e alguns desafios ainda são os mesmos que motivaram a criação dessa data tão importante.
No mundo todo, mulheres ainda precisam lidar com a desigualdade salarial e do mercado de trabalho de maneira geral, e há ainda baixa representatividade feminina em áreas fundamentais, como a política.
Além disso, o assédio, a violência e a alta nos índices de feminicídio são problemas graves e constantes na vida de mulheres, afetando sua saúde física e mental.
Quais são as principais iniciativas governamentais e não-governamentais voltadas para a promoção dos direitos das mulheres?
Quando empresas adotam políticas de inclusão que promovem a equidade de gênero, definem salários iguais para profissionais homens e mulheres, e até mesmo criam vagas afirmativas para o público feminino, trata-se de um bom exemplo de iniciativa não-governamental para promover os direitos das mulheres.
Trazendo iniciativas governamentais, vale reforçar a existência e importância de algumas leis voltadas à proteção das mulheres, como as já citadas Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. Estas estabelecem mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher e reconhecem o feminicídio como crime hediondo, respectivamente.
Além destas, podemos citar também outras leis que garantem assistência às mulheres em diferentes ocasiões, como:
• Lei Joana Maranhão: que ampliou o período para denúncia de crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes;
• Lei Carolina Dieckmann: que definiu como crime a invasão de aparelhos eletrônicos para ter acesso a dados privados;
• Lei do Minuto Seguinte: responsável por garantir assistência a vítimas de violência sexual, oferecendo atendimento pelo SUS.
Qual é o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária?
Quando colocamos mulheres em posições de liderança, de pequenas empresas até importantes cargos públicos, somos capazes de começar a solucionar algumas das questões que são pauta da luta por igualdade há tantos anos.
Uma sociedade igualitária só é possível quando vemos homens e mulheres exercendo papéis diversos em todas as áreas, promovendo também a igualdade salarial e condições dignas e de respeito para todos.
É através dessa inclusão que são implementadas políticas públicas para oferecer a devida assistência às mulheres e suas lutas diárias, além de garantir perspectivas variadas nas tomadas de decisões por toda a sociedade.
Como podemos valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres em diferentes áreas?
A principal forma de valorizar o trabalho das mulheres em diferentes áreas é garantindo seus direitos de forma igualitária, através de salários compatíveis e oportunidades no mercado de trabalho. É importante promover ambientes de trabalho mais inclusivos, e investir no desenvolvimento de talentos femininos.
Além disso, reconhecer diariamente as conquistas das mulheres é um grande passo em direção a uma sociedade mais justa para todos.
Como podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher de forma significativa e impactante?
O Dia Internacional da Mulher deve ser celebrado com informação e conscientização. É preciso deixar claro a todos sobre os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres, e usar essa oportunidade para promover iniciativas que visam a igualdade e empoderamento feminino.
Se quer saber mais sobre os principais cuidados com a saúde feminina, o Blog da Saúde GNDI Minas traz informações que podem ajudar a ter uma melhor rotina e uma maior preocupação consigo mesma.
Apesar da data, devemos lembrar que as lutas e vitórias femininas acontecem todos os dias, e merecem o devido reconhecimento e assistência o ano todo. Somos todos parte da solução para uma sociedade mais inclusiva.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...