Dor de cabeça, visão embaçada, coceira, olhos sensíveis à luz… sintomas que parecem passageiros podem ser mais importantes do que você imagina. Qual foi a última vez que checou sua saúde ocular?

A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua visão. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm alguma deficiência visual e 1 bilhão delas poderia ter sido evitada com o tratamento adequado.

De quanto em quanto tempo?

A recomendação dos oftalmologistas é fazer o check-up da visão anualmente. Mas se você já tiver alguma condição ou histórico familiar, as consultas e exames devem ser feitos a cada seis meses.

Entre os principais casos que poderiam ser evitados estão a presbiopia, que é a vista cansada, e costuma atingir pessoas com mais de 40 anos. Ela é causada pelo enrijecimento do cristalino e provoca a perda do foco na leitura para perto, além de ardor e cansaço nos olhos e dor de cabeça. Mais de 826 milhões de pessoas sofrem com essa condição no mundo, diz a OMS, que pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.

Já a catarata (lesão no cristalino) é a segunda condição que mais acomete pessoas no mundo. São mais de 94 milhões de casos, principalmente em pessoas acima de 50 anos. Outras causas podem ser diabetes, uso contínuo de colírios sem recomendação médica e traumas no olho. Por ter sintomas simples, como visão embaçada e sensibilidade à claridade, é preciso atenção, pois caso a doença não seja tratada, pode levar à cegueira.

Em terceiro lugar estão os erros de refração, com 88,4 milhões de pessoas. São eles a miopia (dificuldade para enxergar de longe), a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e o astigmatismo (dificuldade para focar em imagens). Todos esses casos também podem ser tratados com o uso de óculos ou lentes de contato.

Lembre-se: você também tem responsabilidade

Se você fica exposto a telas de computador, celular ou televisão por muito tempo, dorme com maquiagem ou dorme com lentes de contato, também pode causar problemas na visão. Procure manter a saúde de seus olhos em dia e não deixe de procurar um especialista.

Explore mais categorias