Os cuidados com a gripe começam na prevenção, que inclui manter a vacinação em dia, adotar medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos, usar álcool em gel e ter uma alimentação balanceada para fortalecer o sistema imunológico.
Se você estiver com gripe, deve descansar, beber bastante líquido e evitar o contato com outras pessoas para não transmitir o vírus.
Alimentos para tratar a gripe
Durante a gripe, nosso corpo trabalha para combater a infecção. Por isso, para o sistema imunológico funcionar de forma eficaz devemos fornecer os nutrientes necessários.
Uma dieta balanceada e rica em alimentos nutritivos pode ajudar as defesas naturais do corpo, auxiliando na recuperação. Além disso, alguns alimentos têm propriedades específicas que podem aliviar os sintomas da gripe e trazer sua saúde de volta mais rápido. Confira alguns deles abaixo:
Laranja
A laranja é rica em vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções como a gripe. Além do suco, também pode ser consumida na forma de chá.
Mel
O mel é um excelente remédio natural com propriedades antibacterianas que combatem os vírus. Esse alimento também alivia a tosse, um dos sintomas mais comuns dos quadros gripais.
Limão
O limão, assim como a laranja, é rico em vitamina C e também auxilia o sistema imune no combate ao vírus da gripe.
O suco de limão misturado com água morna ou chá pode aliviar a dor de garganta e a congestão nasal durante esse período.
Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é benéfica para a gripe devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A curcumina, composto ativo da cúrcuma, estimula a produção das células T, responsáveis pela imunidade celular. Por isso, é válido incluir na alimentação durante o combate ao vírus da gripe.
Alho
O alho é conhecido por suas propriedades benéficas no combate à gripe, possui substâncias que atuam como expectorantes e anti-inflamatórios, além de ser uma ótima fonte de vitaminas B6 e C.
Durante a gripe, você pode aliviar os sintomas desconfortáveis com uma infusão quente feita com alho.
Sopas e caldos de legumes
Consumir sopas e caldos de legumes podem ser estratégias eficientes para tratar a gripe, sendo alimentos fáceis de comer, são ideais quando a doença afeta o apetite.
Essas comidas também fornecem a hidratação necessária para combater a desidratação causada pela febre e outros sintomas da gripe.
Gengibre
O gengibre é conhecido por suas propriedades bactericidas e expectorantes, sendo eficaz no combate a doenças respiratórias como gripe, resfriados, asma e bronquite.
Seu consumo, seja em forma de chá ou xarope, pode aliviar sintomas como tosse e febre.
Iogurte natural
O iogurte natural é uma excelente fonte de probióticos, que são benéficos para a saúde intestinal e também ajudam no fortalecimento do sistema de defesa do nosso corpo, tornando a recuperação da gripe mais rápida.
Tomate
O tomate, além de ser uma excelente fonte de vitamina C, é rico em licopeno e betacaroteno, nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no combate a infecções.
Sua versatilidade permite que seja consumido de várias maneiras - seja cru ou cozido, em sucos, molhos, sopas, saladas ou pratos assados.
Abacate
Este fruto é rico em vitaminas C e E, além de potássio e magnésio, que são nutrientes essenciais para um bom funcionamento do sistema de defesa do nosso corpo.
As gorduras saudáveis que o abacate contém auxiliam na diminuição da inflamação, comum em quadros gripais.
Romã
A romã é uma fruta que possui compostos benéficos como flavonoides, quercetina e ácido elágico.
Esses antioxidantes podem prevenir doenças como Alzheimer e certos tipos de câncer, além de ajudar a regular a pressão arterial.
Além disso, a fruta também possui propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que podem aliviar as dores de garganta, um sintoma comum da gripe.
Castanha do Pará
A castanha-do-pará é uma oleaginosa que traz diversos benefícios para a saúde no geral, é rica em proteínas, fibras, selênio e outros nutrientes. O selênio é um mineral com propriedades antioxidantes que auxiliam na redução da inflamação.
Ademais, também é uma excelente fonte de zinco e vitamina E, nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e protegem o corpo contra infecções, ajudando a prevenir doenças.
O que pode piorar a gripe?
Vários fatores podem agravar os sintomas da gripe ou prolongar a duração da doença. A falta de repouso é um dos principais, pois o corpo precisa de energia para combater a infecção e se recuperar. Por isso esteja sempre atento e preparado, se você precisa ter acesso ao melhor atendimento dedicado, contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!
Uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes essenciais, também pode enfraquecer o sistema imunológico e dificultar a recuperação.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas podem piorar a gripe. O álcool é um diurético, o que significa que pode levar à desidratação, agravando os sintomas como dor de cabeça e cansaço.
Além disso, o álcool pode interferir no funcionamento do sistema imunológico, tornando mais difícil para o corpo combater a infecção.
Produtos industrializados
Produtos industrializados geralmente contêm altos níveis de açúcar, sal e aditivos artificiais, que podem agravar a gripe e retardar a recuperação.
O excesso de açúcar, por exemplo, pode suprimir o sistema imunológico, tornando mais difícil para o corpo combater o vírus da gripe,
Muitos dos produtos industrializados são pobres em nutrientes essenciais, necessários para um sistema imunológico saudável, como vitaminas e minerais.
Embutidos
Embutidos como salsichas, presunto e salame são ricos em sal e aditivos químicos, e seu consumo pode contribuir para a inflamação no corpo.
Esses itens também oferecem pouco valor nutricional, o que pode prejudicar a capacidade do nosso corpo de se recuperar da gripe.
Bebidas ricas em cafeína
Durante a gripe, o consumo de bebidas com alta concentração de cafeína, como café e chá-mate, deve ser evitado.
Essas bebidas comprometem a absorção adequada de nutrientes essenciais para a recuperação, pois podem agravar o desconforto e mal-estar no corpo já sensibilizado pela infecção.
Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.