Cuidados para a mãe e o bebê

A diabetes gestacional é uma condição de saúde que surge durante a gravidez e pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso a gestante deve adotar alguns cuidados. 

Recomenda-se manter uma alimentação saudável, optar por alimentos ricos em fibras e evitar açúcares e gorduras, além da prática regular de exercícios físicos, sempre sob orientação médica. 

O controle do peso na gestação e o monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue através de acompanhamento médico regular são algumas das medidas preventivas para evitar complicações. 

Os cuidados com o bebê se estendem mesmo após o nascimento, já que há risco de hipoglicemia e eles também precisam ser acompanhados de perto pelo médico pediatra.


Principais riscos da diabetes gestacional

A diabetes gestacional pode trazer riscos se não for controlada adequadamente. Para a mãe, há um aumento nas chances de desenvolver hipertensão na gravidez e diabetes tipo 2 no futuro. Além disso, pode ocorrer o parto prematuro e a necessidade de cesariana. 

Já para o bebê, os riscos incluem excesso de peso ao nascer, hipoglicemia neonatal e a possibilidade de desenvolver diabetes e obesidade na vida adulta.


Malformação fetal

Caso não seja monitorada, a diabetes gestacional pode aumentar o risco de malformações no feto. Isso acontece porque o excesso de açúcar no sangue da mãe pode interferir no desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, momento onde os órgãos e sistemas estão se formando. 


Macrossomia fetal

A macrossomia fetal, condição em que o bebê nasce pesando 4 quilos ou mais, está ligada à diabetes materna e pode levar a complicações no parto.

Quando a mãe tem diabetes gestacional, altos níveis de glicose são passados para o bebê, fazendo com que ele produza insulina extra. Essa insulina pode fazer o bebê crescer muito, resultando em macrossomia fetal.


Polidrâmnio

O polidrâmnio é caracterizado pelo excesso de líquido amniótico na bolsa que envolve o bebê durante a gestação. 

Esta condição pode estar associada à diabetes gestacional, pois altos níveis de glicose no sangue da mãe podem levar ao aumento da produção de urina pelo feto, resultando em mais líquido amniótico. Por isso, você precisa estar sempre pronto e ter acesso ao melhor atendimento dedicado a você, contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!


Como prevenir a diabetes gestacional?

A prevenção da diabetes gestacional envolve a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta equilibrada com muitas frutas, vegetais e grãos integrais, bem como a prática regular de exercícios. Esses hábitos ajudam a manter o peso adequado e a melhorar a resposta do corpo à insulina.

Recomendamos realizar exames regulares para verificar a glicose no sangue, especialmente se houver fatores de risco como histórico familiar de diabetes, sobrepeso ou se já teve diabetes gestacional antes.

A Hapvida NotreDame Intermédica oferece a maior rede de médicos do país, com cobertura nacional e diversas especialidades médicas. Conte com nossos planos flexíveis e de ótimo custo-benefício para garantir uma gravidez saudável e tranquila com cuidados médicos de alta qualidade. 

Soluções para você, sua empresa ou familia