História da pediatria
A pediatria surgiu como uma especialidade médica no século XIX, com o objetivo de tratar doenças da infância. Antes disso, crianças eram tratadas como adultos.
A primeira cadeira de pediatria foi criada na França em 1802. No Brasil, a pediatria se desenvolveu principalmente após a década de 1930.
Principal função de um pediatra
A principal função de um pediatra é gerenciar todos os aspectos relacionados à preservação da saúde das crianças, do período neonatal até os 18 anos.
Este profissional é o responsável por realizar exames físicos, diagnosticar e tratar doenças e lesões específicas desta faixa etária, orientar sobre nutrição e higiene, além de acompanhar o desenvolvimento físico e mental dos pequenos.
Quantas consultas a criança deve realizar nos primeiros anos de vida?
A frequência das consultas pode variar de acordo com cada pediatra e a saúde da criança, mas é recomendado que algumas consultas ocorram no primeiro mês de vida, depois as consultas passam a ser mensais até o primeiro ano de vida.
A partir daí, as consultas devem ser anuais ou semestrais, a menos que haja algum problema de saúde específico.
Como escolher um bom pediatra?
Escolher um bom pediatra envolve considerar primeiramente a qualificação e experiência do profissional. É importante que o pediatra seja acessível, paciente e disposto a esclarecer dúvidas.
Além disso, precisa haver um vínculo de confiança entre o pediatra, a criança e os pais. Outro ponto que pode ajudar nessa jornada é buscar indicações de outros pais ou de profissionais da saúde que você confia para ajudar na escolha.
A Hapvida NotreDame Intermédica oferece a maior rede de médicos do país, com cobertura nacional e diversas especialidades médicas, incluindo pediatria, com profissionais que são excelência no mercado.
Conte com nossos planos de saúde flexíveis e de ótimo custo-benefício para garantir o acesso do seu bebê a cuidados médicos de alta qualidade.